quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Meta Ameaçada

Depois de oito anos de sucessivas quedas nas emissões de gases de efeito estufa no Brasil, em 2013 as emissões voltaram a subir de forma expressiva (7,8%), principalmente pelo aumento do desmatamento na Amazônia e no Cerrado, acompanhado do aumento do consumo de gasolina e diesel e da expansão da geração de energia elétrica a partir de termelétricas movidas a combustíveis fósseis, sobretudo carvão e gás.

O levantamento das emissões para o período de 1970 a 2013 produzido pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima mostra que o Brasil emitiu 1,57 bilhão de toneladas equivalentes de carbono (Gt CO2e) no ano de 2013, bem abaixo das 2,5 Gt CO2e emitidas em 2005, mas com uma nova composição, em que a energia dobrou sua participação nas emissões, alcançando 30% do total.

De fato, o período efetivo de queda de emissões se deu entre 2005 e 2009; depois disso, as emissões praticamente se estabilizaram ao redor de 1,5 Gt CO2e, mesmo com a queda do desmatamento ainda tendo perdurado, ainda que de forma menos expressiva, entre 2010 e 2012.

Até 2012 o Brasil ainda caminhava claramente para o cumprimento da meta de redução de 36% das suas emissões projetadas para 2020 (o que equivale a 2 Gt CO2e). Porém, a mudança de trajetória em 2013 e a manutenção do crescimento das emissões nas principais áreas de pressão em 2014 tornam isto incerto, com as projeções podendo chegar a 2,2 Gt CO2e em 2020.

Em 2014, o uso das termelétricas foi intensificado em relação a 2013, o consumo de gasolina e diesel cresceu e os sinais dados pelos sistemas de alerta de desmatamento apontam crescimento na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica. O único setor que pode mostrar retração de emissões em 2014 é o da indústria, que vem tendo um ano particularmente ruim.

Mais preocupante é constatar que a reversão de tendência ocorre num período de baixíssimo crescimento econômico e, portanto, estamos nos tornando menos eficientes, ou seja, emitimos mais para produzir a mesma quantidade de produtos e serviços.

Não se trata de destino, uma fatalidade, mas de uma situação que pode perfeitamente ser revertida com a retomada do cumprimento das metas do Plano Nacional de Mudanças Climáticas (aumento de 10% do consumo de álcool, aumento da proporção das fontes renováveis na matriz energética — hoje em queda — e redução do desmatamento).


Que sirva de alerta para que, neste novo mandato, o governo federal retome a agenda de desenvolvimento sustentável tão desvalorizada nos últimos anos, e o Brasil possa voltar a liderar pelo exemplo a agenda climática global.

Publicado em O Globo 26.11.2014